Já ouviu falar em soft skills? Elas são as habilidades comportamentais que nem sempre são desenvolvidas em ambientes educacionais formais, mas sim ao longo da vivência profissional necessárias para o sucesso profissional e uma liderança eficaz. Isso mesmo!
São as competências que não podem ser comprovadas com certificados, mas detectadas de outras maneiras, como numa entrevista, dinâmicas de grupo e outras atividades que fazem parte do processo seletivo.
Fazem parte do rol de exemplos a comunicação, o trabalho em equipe, empatia, ética…
Da mesma forma, temos as hard skills, que são as habilidades técnicas, as habilidades mensuráveis, tangíveis. Você não se dedicou a cursos e formações para ter uma formação técnica? Então!
Agora, chegou o momento de você se preocupar em desenvolver as habilidades comportamentais, que fazem parte do seu desenvolvimento pessoal. Então, se você quer crescer e se destacar no mercado, esse é o momento.
Neste artigo, vamos explorar as habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado, essenciais tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para liderar equipes com eficácia.
Durante a leitura deste artigo, você vai descobrir:
- Por que as soft skills são como um “pote de ouro” para líderes de clínicas odontológicas.
- As habilidades comportamentais mais procuradas no mercado
- Estratégias práticas para desenvolver e aprimorar suas soft skills
- Como desenvolver as soft skills que farão diferença em sua clínica odontológica.
Soft Skills: o mapa da mina de ouro
Empresas estão cada vez mais valorizando as soft skills, e isso se deve ao fato de que, embora as hard skills sejam essenciais, é a forma como esses conhecimentos são aplicados na prática e as relações humanas estabelecidas durante esse processo que realmente importam.
Todas as atividades realizadas no cotidiano profissional dependem das competências comportamentais, e o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento dessas habilidades.
Por exemplo, imagine uma situação em que um paciente chega à clínica com dor de dente aguda e ansiedade em relação ao tratamento. Nesse cenário, é essencial que a equipe odontológica demonstre empatia, compreensão e habilidades de comunicação para acalmar o paciente, explicar o procedimento de forma clara e responder a todas as suas dúvidas.
Se a equipe não conseguir estabelecer uma conexão empática com o paciente ou não comunicar de maneira eficaz as etapas do tratamento, isso pode resultar em uma experiência negativa para o paciente, levando-o a buscar serviços em outra clínica.
Por outro lado, quando os profissionais, desde a recepção ao consultório, demonstram habilidades comportamentais como empatia, comunicação clara e capacidade de construir relacionamentos, isso não apenas tranquiliza o paciente, mas também cria uma atmosfera de confiança e cuidado, aumentando a probabilidade de fidelização e recomendação.
Observe que nesse contexto, as soft skills são fundamentais para garantir uma experiência positiva do paciente, influenciando diretamente nos resultados da clínica, na satisfação dos clientes e na reputação do negócio no mercado odontológico.
Não é por acaso que um estudo conduzido pelo LinkedIn revelou que essas aptidões são fundamentais para garantir oportunidades de emprego de qualidade, superando até mesmo as habilidades técnicas. Embora o conhecimento técnico seja notável, a decisão final dos empregadores muitas vezes é baseada nas soft skills. E os motivos para essa preferência são diversos.
Estudos recentes confirmam essa tendência, demonstrando que as habilidades comportamentais ou sociais são tão valorizadas quanto as habilidades técnicas no mercado de trabalho atual. Por exemplo, 61% dos anúncios de emprego no terceiro trimestre de 2022 solicitaram habilidades sociais, de acordo com a Forbes.
As habilidades comportamentais mais procuradas no mercado
Conforme um estudo realizado pelo LinkedIn, as habilidades comportamentais mais requisitadas pelos empregadores atualmente são: liderança, comunicação, resolução de problemas, gestão do tempo e gestão de pessoas.
E claro, elas não podem ficar de fora da sua clínica!
Afinal, não basta apenas desenvolver soft skills; é igualmente importante implementá-las no dia a dia da sua clínica odontológica. Elas vão facilitar o dia a dia, promover uma satisfação interna quanto externa além de gerar mais ganhos, sejam eles financeiros e emocionais.
Liderança Empática
Uma pesquisa realizada pela EY Empathy in Business Survey revelou que a empatia é uma peça-chave para uma liderança eficaz, com 89% dos colaboradores reconhecendo que ela contribui para uma liderança mais assertiva.
Além disso, 88% afirmam que uma liderança empática tem o poder de instigar mudanças positivas no ambiente de trabalho, enquanto 87% destacam sua capacidade de promover confiança entre funcionários e líderes.
Os dados revelam ainda que 85% dos entrevistados apontam que a liderança empática está diretamente ligada ao aumento da produtividade dos colaboradores.
E de fato, a empatia é uma soft skill necessária, pois permite entender as necessidades e preocupações dos pacientes e da equipe. É através da liderança empática que se pode fortalecer os laços entre você, sua equipe e seus pacientes, criando um ambiente de confiança e colaboração.
Portanto, é de extrema relevância cultivar a empatia no ambiente de trabalho, demonstrando interesse genuíno pelo bem-estar dos outros, reconhecendo suas emoções e oferecendo apoio quando necessário.
Mas cuidado: a empatia é frequentemente mal compreendida como simplesmente se colocar no lugar do outro, mas sua essência vai muito além.
Na verdade, é sobre se colocar no lugar do outro pelo olhar do outro. Em outras palavras, não se trata apenas de entender a perspectiva ou situação de alguém, mas de verdadeiramente sentir o que essa pessoa está sentindo e compreender suas emoções e experiências de forma genuína.
A empatia envolve uma profunda conexão emocional e uma capacidade de se identificar com os sentimentos e necessidades dos outros, demonstrando sensibilidade e compaixão verdadeiras. Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro pelo olhar do outro, estamos verdadeiramente praticando a empatia em sua forma mais autêntica e poderosa.
Comunicação Ágil e Eficaz
A comunicação é também uma das soft skills mais importantes para líderes de clínicas odontológicas. Desde a interação com os pacientes até a delegação de tarefas para a equipe, a capacidade de se expressar de forma clara e concisa é essencial.
No livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie, o autor destaca a importância de ouvir ativamente, expressar-se com clareza e construir relacionamentos sólidos por meio da comunicação eficaz. Pesquisas conduzidas pela Gallup mostram que as equipes com líderes que se comunicam de forma eficaz têm um desempenho 20% melhor em termos de produtividade.
E comunicação eficaz não se resume a textos longos, mensagens de whatsapp, nada disso. É se fazer compreendido. Envolve escutar, fazer perguntas para tirar dúvidas e validar.
Para isso, é necessário explorar técnicas para melhorar a comunicação verbal e não verbal, bem como estratégias para resolver conflitos e garantir que as mensagens sejam entendidas e assimiladas, seja por sua equipe ou paciente.
Resolução de Problemas
A habilidade de resolver problemas não se resume apenas a encontrar uma solução rápida, mas sim a adotar abordagens estratégicas para identificar, analisar e desenvolver soluções de maneira eficaz e inovadora. Esse processo complexo está intimamente ligado a outras habilidades comportamentais, como autonomia, criatividade e resiliência.
A autonomia permite que os profissionais tomem decisões independentes e assumam a responsabilidade por suas ações. Ao enfrentar um problema, indivíduos autônomos têm a liberdade de explorar diferentes abordagens e soluções sem depender constantemente de orientação externa.
A criatividade envolve pensar de maneira original e fora da caixa para encontrar soluções inovadoras. Profissionais criativos são capazes de enxergar além das abordagens convencionais e encontrar caminhos únicos para superar desafios.
A resiliência, por sua vez, é a capacidade de lidar com desafios, adversidades e fracassos de forma construtiva e voltar mais forte do que antes. No livro “A Arte da Resiliência” de Rossella Tercatin, a autora destaca a importância de cultivar uma mentalidade resiliente para prosperar em ambientes de trabalho dinâmicos.
Pesquisas realizadas pela American Psychological Association mostram que indivíduos resilientes têm maior satisfação no trabalho e são mais propensos a alcançar seus objetivos profissionais, por serem capazes de se adaptar, aprender com as experiências e seguir em frente, mesmo diante de obstáculos.
Há estudos que destacam a importância da autonomia na resolução de problemas, demonstrando que equipes com maior autonomia tendem a apresentar maior eficácia na identificação e solução de problemas complexos.
Assim como pesquisas que ressaltam a conexão entre a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma inovadora, mostrando que ambientes que promovem a criatividade tendem a ser mais bem-sucedidos na resolução de desafios.
Portanto, a capacidade de resolver problemas eficientemente requer não apenas habilidades técnicas, mas também competências comportamentais, como autonomia, criatividade e resiliência, que trabalham em conjunto para encontrar soluções eficazes e sustentáveis.
Treine e incentive seus colaboradores a serem autônomos, proativos, que não apenas te levem problemas mas que antes disso, busquem soluções. Um ambiente assim fortalece o crescimento em todos os níveis.
Estratégias práticas para desenvolver e aprimorar suas soft skills
É importante que tenha em mente um bom programa de desenvolvimento de liderança: os líderes devem fomentar a criatividade e a autonomia de suas equipes, incentivando a geração de ideias que contribuam para a resolução de problemas e tomada de decisões embasadas.
Priorize a construção de um ambiente de trabalho que promova segurança psicológica: é essencial criar espaços onde as relações se baseiem em confiança, respeito mútuo e abertura para expressão de ideias, garantindo que todos se sintam valorizados e ouvidos.
Não subestime o poder da capacitação: embora não seja uma solução definitiva, investir em cursos, workshops e discussões temáticas são caminhos promissores. Além disso, a prática regular e a realização de exercícios de simulações ajudam os profissionais a se prepararem para enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho em constante mudança com mais confiança e habilidade.
Como desenvolver as Soft Skills (suas e de sua equipe)
É válido lembrar que essas competências devem ser observadas tanto em relação aos líderes quanto liderados, de nada adianta o liderado estar envolvido se o líder não faz a sua parte.
Preparado para um guia prático?
- Identifique as habilidades prioritárias: Faça uma análise detalhada do contexto da empresa, das funções desempenhadas e do perfil dos profissionais envolvidos. Embora competências como comunicação e relacionamento sejam essenciais em qualquer ambiente, é importante identificar as especificidades que demandam atenção especial conforme a função desempenhada.
- Implemente programas de mentoria: Quando possível, promova uma troca enriquecedora entre os colaboradores, identificando aqueles que podem atuar como mentores para auxiliar no desenvolvimento das habilidades necessárias.
- Priorize o suporte psicológico: Reconheça que a evolução das competências comportamentais está intimamente ligada a uma saúde mental equilibrada. Portanto, é fundamental oferecer suporte psicológico adequado para garantir resultados positivos. Tratar com respeito e estar atento aos sinais que seu colaborador comunica, de forma verbal ou não.
- Cultive uma cultura de feedback: Estabeleça uma cultura organizacional que valorize o feedback construtivo, fornecendo orientações claras sobre como os profissionais podem melhorar suas habilidades no dia a dia.
Conclusão:
Há uma frase da Profa. Dra. Vânia Gisele Bessi, coordenadora do curso de Administração da Universidade Feevale que diz que os profissionais são contratados pelas habilidades técnicas (hard skills) e demitidos pelas habilidades comportamentais (soft skills).
E de fato!
As habilidades comportamentais fazem grande diferença no dia a dia e podem levar a sua clínica ao fracasso ou sucesso. Portanto, não descuide, procure desenvolver e aprimorar essas habilidades.
Desta forma você estará preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual e liderar sua equipe com sucesso.
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