Quer melhorar sua liderança, economizar tempo e evitar muitos erros? Qualquer economia de tempo e energia é bem-vinda, não é mesmo? Ainda mais se for respaldada em conhecimento teórico aplicado em uma prática de mais de 25 anos consolidada no mercado.
Posso te dizer que, baseado em minha trajetória e na realidade das graduações em odontologia, não somos preparados para a gestão. Gerir pessoas e processos é de fato complexo, ainda mais sem recursos mas é também recompensador, quando se considera as oportunidades valiosas para crescimento e cabe a você aproveitá-las. Melhor ainda se você puder pular etapas e nem precisar errar e já colocar o conhecimento em prática, não é mesmo?
Então, se você é um líder em busca de aprimoramento, este artigo é para você.
Abordaremos cinco aprendizados fundamentais que moldaram minha trajetória na liderança, oferecendo insights práticos para te inspirar e capacitar sua equipe.
Durante a leitura deste artigo, você vai descobrir:
- Como a comunicação estratégica pode transformar o ambiente de trabalho na saúde.
- A importância de formar líderes para impulsionar o sucesso da equipe.
- Estratégias para entender e liderar diferentes perfis de pessoas na área da saúde.
- A importância de entender o comportamento humano para um plano de desenvolvimento para aprimorar sua equipe.
- A transformadora prática de “acompanhar” como verbo central na liderança em saúde.
Siga com a leitura e descubra como implementar esses aprendizados essenciais em sua jornada de liderança na área da saúde.
Antes, preciso te contextualizar.
Muito tempo atrás, havia um líder pouco experiente, mas com muita vontade e com sede de aprender. As demandas eram cada vez mais desafiadoras e ele ainda se desdobrava entre funções técnicas e de gestão.
Ele sentia a pressão de liderar a equipe em meio a constantes incertezas. Diariamente se perguntava como não havia tido alguma matéria de gestão na graduação na área da saúde, afinal se prosperasse não teria que gerir a própria equipe e empresa?
Ele buscava ser o seu melhor com o que tinha. Fazia reuniões gerenciais frequentes com os seus gerentes. Na pauta a pergunta “como está a sua unidade?” era presente, assim como a resposta “está tudo bem”.
Mas como já se pode imaginar, não estava. A resposta não era tão sincera assim, havia uma harmonia artificial, já se deparou com ela?
Ela acontece quando se mascara os problemas reais. Sabe empurrar a poeira para debaixo do tapete? É exatamente a tal harmonia artificial e o que estava acontecendo naquele momento.
O final da história foram algumas demissões, a necessidade para uma reestruturação e o mais importante: ali ele teve estes 5 grandes aprendizados:
- Certificar a Comunicação: Uma Necessidade Estratégica
Ao concentrar a atenção em um membro da equipe, muitas vezes negligenciamos a importância de garantir que as informações fluam de maneira eficaz para todos.
Como destacado por Idalberto Chiavenato, renomado autor e especialista em gestão, a comunicação é um dos pilares fundamentais para o sucesso organizacional. Ele ressalta que a comunicação inadequada pode resultar em desalinhamentos e falhas na execução das atividades, como vimos no exemplo acima.
Ele destaca ainda que a comunicação eficaz é um processo contínuo de ajustes e melhorias. Ou seja, implica em avaliar constantemente a eficácia dos canais de comunicação, recolher feedback da equipe e ajustar as estratégias conforme necessário.
Na liderança transformadora a cultura do feedback é presente e colabora para o sucesso da comunicação. Lembrando que a forma como é feito o feedback é relevante e importa, deve ser respeitoso e objetivo. Certifique-se que sua equipe tenha compreendido a ideia.
- Formar Líderes é a Chave do Sucesso
Eduardo Ferraz enfatiza que o verdadeiro líder é aquele que forma líderes.
Em seu livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?: Conheça-se melhor, entenda como os outros agem e potencialize seus resultados, Ferraz nos mostra o quão é necessário entendermos como as pessoas funcionam, a começar por si mesmo, é o melhor caminho para ser mais feliz e produtivo.
Ao compreender que o sucesso da equipe está atrelado à capacidade de capacitar e desenvolver líderes, percebi que meu papel vai além da gestão direta.
Entender que o fracasso da equipe reflete, em parte, a minha falha em formar líderes, fortaleceu meu compromisso com a capacitação contínua, minha e de minha equipe.
Mário Sérgio Cortella, que dispensa apresentações, no seu livro “Quem sabe faz a hora! Iniciativas decisivas para a gestão e liderança” diz que um líder não precisa temer ser ultrapassado por seu liderado. Ele deve temer é ficar ultrapassado, o que é bem diferente. E faz todo sentido! O papel do líder transformador tem natureza educativa, de buscar conhecimento para a formação dos outros e de si mesmo.
- Perfil de Pessoas: A Arte de Entender e Conduzir
Chiavenato propõe a gestão de pessoas como uma arte, destacando a importância de entender os diferentes perfis individuais.
A partir daí veio o entendimento que é necessário mais do que conhecimento técnico para liderar! Na verdade é imprescindível um profundo entendimento das nuances humanas, dos comportamentos, para que com a liderança transformadora, o líder possa de fato envolver e inspirar suas equipes.
Para que isso ocorra, é essencial muita conversa, isso permeia toda a prática da liderança. O diálogo aberto e constante é a chave para entender as necessidades e expectativas de cada membro da equipe.
Ser um líder transformador, parceiro, que não apenas delega tarefas, mas compartilha responsabilidades e desafios, cria um senso de equipe e cooperação, que respeita as individualidades e motiva as potencialidades, e claro, desenvolve a parceria, tão necessária para o sucesso mútuo e empresarial.
Percebe que nesse contexto, todos se beneficiam?
- Plano de Desenvolvimento: Investimento no Futuro
Criar um plano de desenvolvimento é uma estratégia essencial da liderança transformadora, não apenas um investimento no presente, mas uma visão de longo prazo que visa fortalecer as habilidades e competências da equipe.
A implementação de cursos, treinamentos personalizados e oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal são elementos-chave nesse processo para um time mais capacitado e resiliente.
Além do aprimoramento técnico, é crucial considerar o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais. Deve-se investir em autoconhecimento. É o que defende o grande Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”.
Somos orientados pelas nossas emoções que estamos sentindo no momento e quanto mais forte a emoção, mais ela tende orientar nossas decisões. Goleman explica que a emoção sendo forte demais, pode ocorrer o que ele chama de “sequestro emocional” que é quando as emoções roubam de nós a capacidade de tomarmos decisões de forma racional.
Nem precisamos reforçar o quanto precisamos tomar decisões conscientes, não é mesmo?
Especialmente na liderança em saúde, onde a comunicação eficaz, a empatia e o trabalho em equipe são ainda mais fundamentais. Neste contexto, cultivar competências relacionadas às relações humanas é uma estratégia inteligente, porque líderes emocionalmente inteligentes são mais eficazes na gestão de equipes.
Portanto, o plano de desenvolvimento deve englobar também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais. Investir em inteligência emocional é o que vai garantir mudanças significativas no âmbito pessoal e profissional, buscando melhores resultados.
Por exemplo, instituir a aplicação de testes como o BIG FIVE, com o objetivo de compreender os cinco grandes traços da personalidade humana, te dará uma estrutura robusta para entender as diferenças individuais na personalidade e qual o impacto disso em várias áreas, inclusive em relação à função e posto de trabalho.
Alocar uma pessoa de baixa extroversão para trabalhar em um local que demandará grande esforço e energia dela, pode minar todo o potencial dela que poderia ser melhor aproveitado em outra área, com menor exposição e o mesmo vale para o contrário.
Ciente dessas características, é possível buscar recursos para mudar alguns comportamentos e ajustar alguns traços. Importante salientar que embora nunca vamos conseguir alterar um traço de personalidade por inteiro, é possível ajustá-lo por meio de mudanças comportamentais e novas crenças, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e adaptação a novas situações.
Um gestor deve ser ciente disso, deve buscar aproveitar o melhor de cada um, para que um colaborador se desenvolva em um trabalho ou ambiente mais compatível às suas habilidades naturais
- Acompanhar: O Verbo que Transforma
O simples ato de “acompanhar” revelou-se uma peça fundamental na liderança.
Mas não se engane, acompanhar é também desafiador. Não se trata apenas de supervisão, mas de um envolvimento ativo no progresso da equipe.
É a busca pelo equilíbrio entre influenciar, motivar, fortalecer os laços de confiança e fomentar uma cultura de colaboração e de aprendizado contínuo.
Acompanhar é muito além de delegar. Envolve parceria, empatia e confiança. É preciso manter os limites para que seu colaborador não se sinta vigiado e sim contemplado sob um olhar de parceria, de que ele pode contar com suas orientações caso precise, ao mesmo tempo que ele tem autonomia para resolver problemas, errar e encontrar soluções.
Entende a diferença?
Pode parecer sutil, mas na prática… os ganhos são outros!
Refletindo sobre a Jornada: Retomando aquele líder inexperiente que acreditava em uma harmonia artificial, hoje, compreende que a verdadeira liderança emerge da habilidade de enfrentar desafios, reconhecer limitações e criar um ambiente propício à inovação e à excelência.
Ao abraçar esses aprendizados, percebeu que a liderança não é apenas uma questão de gestão, mas de inspirar, desenvolver e construir relacionamentos significativos. É o que a liderança transformadora propõe.
O conceito de liderança transformadora vem ao encontro de criar um ambiente de trabalho positivo com estímulo ao aprendizado contínuo. Um ambiente de parceria. De apoio mútuo. O líder vai além de gerenciar, o líder transformador aspira e inspira.
Convido você, líder na área da saúde, a refletir sobre esses princípios e incorporá-los em sua jornada de liderança.
Implemente essas práticas com dedicação e observe o impacto positivo em sua liderança e nos resultados organizacionais.
A jornada da liderança transformadora é contínua, e a busca constante pelo aprimoramento é o caminho para o sucesso duradouro. Lembre-se, a transformação começa com líderes comprometidos com a excelência e o bem-estar de suas equipes.
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